O servidor na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej) de Contagem Fernando Perdigão, que também é artista visual, está realizando a exposição “Alegorias Flutuantes” no Passo das Artes do Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG). Trata-se de um conjunto de 14 pinturas e objetos/pinturas em diversas técnicas e suportes que estará exposto até o dia 25 deste mês em um dos principais corredores de circulação interna do Loyola, tradicional escola belorizontina. As mostras que compõem o calendário da galeria estão sob coordenação e curadoria da artista e professora de artes da Instituição, Amanda Lopes.
Fernando Perdigão, natural de Ouro Preto (MG), reside e trabalha em Contagem. Formado pela Escola de Belas Artes da UFMG, atua como artista visual, artista gráfico, curador, produtor e gestor cultural na Secej há décadas. Com um vasto currículo, que contabiliza muitas exposições e algumas premiações, assina um grande mural de 520x190 cm, doado à Contagem, que está instalado no Gabinete do Prefeito desde 2017. O mural aborda aspectos da cultura do município. “Faço tudo como uma brincadeira séria, um exercício de criação e do fazer livre”, descreve Fernando Perdigão.
O painel mural “Gentileza no Carnaval”, pintado em tecido e spray acrílico por Fernando Perdigão para integrar a mostra realizada em fevereiro deste ano do Saguão da Prefeitura de Belo Horizonte e foi parte da programação oficial do Carnaval de BH 2020, também foi incorporado à exposição no Loyola e está em exposição no mesmo local. O fragmento tem dimensões aproximadas de 7,5x3,5.
Serviço
Exposição “Alegorias Flutuantes”
Pinturas de Fernando Perdigão
Data: 04 a 25 de março de 2020.
Local: Passo das Artes do Colégio Loyola de Belo Horizonte.
Endereço: avenida do Contorno, 7919, Cidade Jardim – Belo Horizonte / MG.
Horário: visitação aberta ao público externo mediante identificação na portaria do Colégio de segunda a sexta-feira nos seguintes horários: das 08 às 9h30 / 10h30 às 12h (manhã) e das 14 às 15h30 / 16h30 às 18h (tarde)